quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resenha - Extraordinário - R. J. Palacio

        Bom, o nome do livro já o descreve no meu ponto de vista. Realmente EXTRAORDINÁRIO! Esse livro é muito cativante, August me fascinou com o jeito que narra sua própria vida.
        August é uma criança especial. Um pouco antes de nascer, seus pais descobriram que ele sofria de  uma síndrome genética que iria modificar todo o seu rosto. E, por causa disso, ele teve de fazer diversas plásticas, deixando-o mais diferente ainda. A autora descreve como é o rosto de August, sem dar muitos detalhes, mas a forma com que ela abordou o problema e toda a trajetória de vida de August, essa deformidade passa despercebido.Você sabe que o problema existe, mas não tem ideia da dimensão disso. O personagem é tão espontâneo e encantador que fica difícil visualizar seu rosto.
        August é uma criança normal, que tem de tudo. O único fato que diferencia ele dos demais garotos da sua idade é que ele não vai a escola.
        Devido seu problema seus pais e sua irmã são super protetores e temem que ele sofra com os preconceitos que pode vir a enfrentar. Mas sua mãe está disposta a mudar isso, afirmando que August não terá a proteção de sua família para sempre.
        No começo, August e seu pai recusaram a proposta da mãe, alegando que mesmo tendo apenas dez anos, ele já viveu o bastante para sentir na própria pele o que é ser diferente quando ser comum é tudo o que você mais quer, mas eles logo aceitam a ideia quando decidem ir visitar o diretor e a escola, semanas antes das aulas começarem.Chegando lá, August, é surpreendido pela simpatia e tranquilidade do diretor. Ele não o olhou torto, nem com cara de nojo, como muitos fazem.
        Mas quando finalmente chega o primeiro dia de aula, nada realmente parece ser diferente no ambiente escolar. Parece que todos o temem pelo simples fato dele fugir dos padrões, até que chega Summer. Uma das poucas e únicas pessoas que parece fechar os olhos para aparência do menino e enxergar o enorme coração que esconde-se atrás daquele rosto. Ousada, a garota vai contra todos e resolver ser amiga do August.
         Muitos são os problemas que surgem: a questão da não interação e não aceitação das crianças do Auggie, o amor infinito que sua família e amigos – e a Summer – depositavam nele, e o fato do garoto querer e tentar imensamente ser somente ele: August Pullman, um garoto que mesmo tendo de enfrentar inúmeras barreiras, só queria ser um garoto normal.
        Enfrentando todos os problemas sozinho, August, uma criança inocente, vai mostrando pelo seu ponto de vista como é difícil viver em um mundo onde todas as pessoas irão te julgar por você ser diferente dos outros!

        Quem ainda não leu, por favor, LEIA!
        É um livro incrível.  A R. J. Palacio é uma das minhas escritoras favoritas. Impossível não se emocionar com o drama de August e toda sua família. Fica difícil descrever em palavras o que eu senti depois que finalizei a leitura do mesmo.

Boa leitura ;)

6 comentários:

  1. Meu Deus!! Vo postar a resenha deste agora mesmo!! que coincidencia.. so estou terminando de passar as fotos pro computador e corrigindo ums errinhos. Também faço campanha pra todos lerem esse livro.. é realmente muito bom e o final é de deixar arrepiado... bjss
    Miguel do www.demasiadamentelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nossa eu amo esse livro, é um dos meus favoritos, as frases do início de cada capítulo são tão lindas! Também já fiz resenha! Amei a sua! Abraços!
    http://livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um dos melhores que já li.

      Obrigada, irei ver a sua ;)

      Excluir
  3. Acho esse livro tão "extraordinário" e que todo mundo deveria ler. Sou até suspeita em falar rsrs. Mas, gostei muito da resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir